Jeon Ji-Yoon (em hangul 전지윤) nasceu em 15 de outubro de 1990, Suwon, Gyeonggi-do, Coréia do Sul. ‘Jeon’ é o sobrenome da família, Jiyoon cresceu com seus pais e seu irmão mais velho. Curiosidade: ela mede 1,65 de altura.

Começou sua carreira na adolescência; se graduou na Byeongjeom High School e formou-se em música pós-moderna na Universidade de Kyunghee. Ingressou ainda nova como trainee na Cube Entertainment, onde praticou por um ano antes da sua estréia como membro do 4Minute.

Jiyoon afirmou em uma entrevista que ela não era uma candidata a participar do 4Minute, pois era uma trainee recente e havia competição de trainees com mais de 6 anos de trabalho na empresa, mas ela chamou atenção dos superiores, pois passava muito tempo praticando e comia pouco para poder evoluir rápido artisticamente.

Ela foi uma das integrantes surpresa do 4Minute e uma das últimas integrantes a ser anunciada como membro do grupo pela Cube Entertainment, junto com a Gayoon e a Sohyun no dia 12 de junho, três dias antes do debut oficial do grupo.

Debutou em 15 de junho de 2009, com a música de estréia ‘Hot Issue’, no qual foi um sucesso e foi para o top 5 de vários charts coreanos de músicas digitais como Cyworld, Bugs, Soribada e Mnet.

Participou do ‘MTV 4Minute‘, programa da MTV Coréia que estreou em 15 de agosto de 2009 e era um reality show do grupo com 20 episódios que durou até 19 de dezembro do mesmo ano.

Em 7 de setembro, participou do drama ‘High Kick Through the Roof‘, interpretando ela mesma, junto com o 4Minute, que interpretaram um grupo formado por uma personagem do drama.

Ainda em 2009, em 15 de outubro, participou solo da música ‘Only Look At Me’ da cantora Woo Yi Kyung, onde também promoveu a música nos music shows.

Jiyoon ficou conhecida no começo de sua carreira por seu estilo ‘tomboy’ e seus óculos escuros. Também se destacou como rapper, mesmo sendo a vocalista líder do grupo.

Passou a maior parte de sua carreira no 4Minute, um grupo de referência para o kpop. A popularidade rendeu ao grupo ao longo da carreira os prêmios “Cyworld Digital Music Award“; o “Samsung YEPP Rookie Award“, dois “Digital Bonsang” no Golden Disk Awards por ‘Mirror Mirror’ e ‘What’s Your Name?’; “Disk Bonsang” por ‘Volume Up’ no Golden Disk Awards; três “Bonsang Award” por ‘HUH’, ‘Mirror Mirror’ e ‘What’s Your Name?’ no Seoul Music Awards; “Most Influential Stars” no Mnet 20’s Choice Awards; “Song of the Year” por ‘What’s Your Name?’ no Gaon Chart K-Pop Awards; “Asia Influential Artist” no Asia Song Festival e “New K-pop Artist of The Year” pela Billboard Japan Music Awards.

O Golden Disk Awards é considerado o “Grammys” coreano.

O 4Minute ganhou um grande destaque internacional, com isso, foi um grupo bem forte digitalmente. Trabalharam com artistas internacionais como Amerie e Skrillex. Por um bom tempo, o 4Minute foi o girlgroup do kpop com mais ouvintes mensais no Spotify. O MV de ‘Crazy’ foi o primeiro de um girlgroup fora da BIG-3 a chegar a 100 milhões de views, no geral, fora da BIG-3, só fica atrás do BTS.

A BIG-3 são as três empresas mais influentes do kpop.

Em 2010, dia 13 de abril, a Jiyoon fez outra colaboração solo, dessa vez com a Lee Hyori e a Bekah do grupo Afterschool, a música se chama ‘Bring It Back’.

Participou do Reality Show ‘Além de 4Minute‘, que se tratava do dia-a-dia do grupo como artistas e como pessoas normais.

Ela lançou um OST chamado ‘Oasis’ para o dorama ‘My Princess‘ da MBC em 7 de fevereiro de 2011. No mesmo ano, Jiyoon participou da b-side ‘Downtown’, parceria com a Hyuna do álbum ‘Bubble Pop!’.

OSTs são músicas compostas para dramas coreanos.

Em 18 de julho de 2012, foi ao ar o reality de variedades ‘4Minute’s Travel Maker‘ da QTV ao qual Jiyoon participou com o 4Minute. O programa mostrava as “férias” das meninas, o reality show teve 8 episódios e terminou no dia 5 de setembro do mesmo ano.

No dia 11 de dezembro de 2012, Jiyoon participou de um teatro musical chamado ‘My Love by My Side‘, interpretando a Bok Hee. O musical teve 6 performances e durou até 20 de janeiro de 2013.

Em 17 de janeiro de 2013, aconteceu o debut da sub-unit 2Yoon, composta pela Jiyoon e a colega de grupo Gayoon, ambas vocalistas principais do 4Minute. Estrearam com um EP de 5 faixas, intitulado ‘Haverst Moon‘ e promoveram com o single ’24/7′. A unit veio com uma proposta diferente do grupo principal, sendo o gênero pop country e pop rock.

Em 27 de outubro de 2014, Jiyoon estreia como protagonista do web drama ‘Dreaming CEO‘.

No dia 6 de julho de 2015, o 4Minute estrela mais um reality show do grupo, o ‘4Minute’s Video‘. O reality foi até 12 de outubro do mesmo ano e teve 13 episódios.

Em 11 de setembro do mesmo ano, Jiyoon participa de mais um reality show, chamado ‘Unpretty Rapstar 2‘, onde o programa reúne vários idols e trainees rappers que disputam entre si. Ela chegou nas semi-finais e performou a música ‘This Ain’t Me’. Ganhou muita popularidade nesse programa. O reality foi até 13 de novembro de 2015.

Ainda em 2015, Jiyoon participou de um filme chamado ‘Like a French Film‘ como coadjuvante, interpretando Yoon So Young. Steven Yeun também participou do filme.

Steven Yeun é o ator que interpreta ‘Gleen’ do The Walking Dead.

Após 7 anos de atividade, o 4Minute lança seu último EP, intitulado ‘Act.7‘, onde continham 4 faixas, sendo ‘Hate’, ‘No Love’, ‘Blind’ e ‘Canvas’ escritas pela Jiyoon em conjunto com suas colegas de grupo. Dia 16 de junho de 2016 foi a data do disband do 4Minute (2Yoon também foi afetado).

4Minute encerrou suas atividades com 2 álbuns, 7 EPs, 1 coletânea e 29 singles (incluindo OSTs e singles japoneses). Foi considerado pela revista Billboard um dos 10 grupos mais influentes do kpop da geração passada.

No mesmo ano, no dia 9 de agosto, Jiyoon assina com a agência J&S Entertainment e dia 2 de novembro de 2016, estreia como artista solo com o single-album ‘Day & Night‘ que contém as faixas ‘I Do’ e ‘Magnet’. Jiyoon surpreendeu o público com a mudança de conceito, voltado para o R&B e músicas focadas nos vocais.

No dia 29 de março de 2017, Jiyoon lança o single ‘Cliché’, parceria com o cantor Samuel Seo.

Em 2017 ela foi chamada para fazer uma colaboração para um OST do drama ‘Lookout‘, a música se chama ‘Amen’ e é uma parceria com o rapper DAVII. Também lançou o OST ‘Taken’ para o mesmo drama, desta vez solo. Foram as primeiras músicas da Jiyoon como rapper após o disband do 4Minute.

Em setembro de 2017, ela anuncia sua saída da J&S Entertainment, pagando uma multa para a quebra de contrato e anuncia também que irá trabalhar como artista independente.

No mesmo mês, Jiyoon lança ‘저기요 (Hello)’ música feita para a sub-unit 2Yoon, que não conseguiu ser lançada por causa do disband e foi re-arranjada para o seu solo, sendo assim a primeira música lançada como artista independente.

No dia 13 de janeiro de 2018, Jiyoon lança o single digital ‘Because’. No dia 11 de julho ela lança ‘BUS’. Em 31 de outubro de 2018, lançou ‘샤워 (Shower)’, lançando três singles em 2018.

Dia 04 de maio de 2019, Jiyoon lança seu primeiro EP solo intitulado ‘the moment I loved‘ que contém 4 faixas: ‘illusion’, ‘analog’, ‘because I can not decide’ e a bonus track ‘like the first time’. A single-title do EP é ‘illusion’, Jiyoon lançou um MV e um concept video para o single. O estilo de música do mini-álbum é pop/R&B.

Em 22 de junho do mesmo ano, Jiyoon debutou no grupo de EDM PRSNT, o grupo contém três integrantes, sendo eles: Jiyoon, Allzwell e mOnSteR noO.9. Jiyoon adotou um novo nome artístico ‘3‘, para ser usado como integrante do grupo, assim como ‘Jenyer’ é usado para seu solo. A música de debut se chama ‘I Feel, You Feel, We Feel‘.


Webstatus

Nome: Jeon Jiyoon Brasil
URL: https://jeonjiyoon.com.br
Websmater: Danilo
Redes Sociais: TWITTER | INSTAGRAM
Co-Websmiss: Elaynne
Redes Sociais: TWITTER | INSTAGRAM

Instagram

Siga o perfil official da Jeon Jiyoon no Instagram e fique por dentro de todas as publicações feitas por ela. Clique aqui e siga-a!

Facebook

Curta a fanpage oficial da Jeon Jiyoon e não perca nenhuma atualização da mesma! Clique aqui!

Twitter

@kimdaseul951219 우리 아프지말고 건강하게 일하고 힘내자 고마웡 ㅎㅎ

Cerca 2 semanas atrás from 전지윤's Twitter via Twitter for iPhone

Siga a Jeon Jiyoon no Twitter e saiba de tudo antes de todo mundo! O microblog com atualizações a todo momento te mantém informado sobre tudo! Clique aqui!

Parceiros


4MINUTE BRASIL

 


HEO GAYOON BRASIL

 


KWON SOHYUN BRASIL

 


SON JIHYUN BRASIL

 


HYUNA 4 YOU

 


HEIZE BRASIL

 


ROSÉ BRASIL

 


LISA BRASIL

 


LIGA DAS FANBASES